terça-feira, 15 de junho de 2021

A MÃE DA CCB CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL

 ACHEI INTERESSANTE. VEJAMOS


Atalaia escreveu: Existe uma 

denominação nos Estados Unidos, pelo menos 60 anos mais antiga que a 

CCB, portanto, pioneira, à qual a CCB assemelha-se muito, chamada Igreja

Apostólica da América (Apostolic Christian Church of America) 

estabelecida em solo americano em 1847 no interior de Nova Iorque.


Daí fica a pergunta que não se quer calar: 

TERIA

FRANCESCON PLAGIADO A LITURGIA E DOUTRINA DESTA DENOMINAÇÃO E A 

IMPORTADO À AMERICA DO SUL SOB O RÓTULO RESTAURACIONISTA DE GRAÇA 

REVELADA?

Leiam o artigo no link: http://atos.wordpress.com/2011/03/12/igreja-apostlica-crist-da-amrica/#comments

Após

lerem, poderão concluir por sí mesmos acerca da estreita probabilidade 

de que Francescon tenha se inspirado profundamente nesta denominação, 

pois as "semelhanças" são impressionantes! Todo crente da CCB deveria 

antes de chamar as dissidências de sua denominação pelo pejorativo de 

"cópia barata, parar e repensar acerca de sua provável origem, pois 

antes que Francescon imaginasse em se converter ao Evangelho, a Igreja 

Apóstolica da América já existia, com todo o aparato de exclusivismo e 

liturgia, que a CCB tentou diferenciar-se durante um século das demais 

igrejas evangélicas, inclusive com aquele conhecido "pão quentinho" - a 

revelação da Palavra. 

Atalaia


Igreja Apostólica Cristã da América 12/03/2011

A Apostolic Christian Church of America (Igreja Apostólica 

Cristã da América) é uma denominação organizada em meados do século XIX,

com origens na Igreja Batista Evangélica Suiça, pastoreada por Samuel 

Froehlich.

A primeira igreja em solo americano foi organizada em Croghan, uma 

pequena cidade do interior do estado de Nova Iorque, em 1847. Até 1917 

a

denominação era conhecida como Igreja Evangélica Batista. Atualmente, 

conta com quase cem congregações nos Estados Unidos, concentradas 

principalmente na região centro-nordeste.Há ainda igrejas afiliadas no 

Japão (2), Portugal (2) e México (4).




Igreja Apostólica Cristã da América em Forrest. Fonte da imagem: www.forrestachchurch.org.

É impressionante a semelhança entre essa igreja e a Congregação 

Cristã. A ortodoxia doutrinária é semelhante (bíblia como Palavra de 

Deus, nascimento virginal de Jesus Cristo, Cristo como verdadeiro homem e

verdadeiro Deus, salvação somente pela fé em Jesus Cristo, etc.) e as 

práticas litúrgicas são praticamente as mesmas. Primeiro, então, a 

doutrina oficial publicada no site www.apostolichristian.org, em tradução livre; depois, breve apresentação das práticas litúrgicas.


Doutrina

1. A Bíblia é a Palavra de Deus, inspirada e infalível dada por Ele 

ao homem. O Novo Testamento serve como base da doutrina cristã para a 

Igreja.


2. Há um só Deus eterno, o Criador de todas as coisas, que subsiste em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.


3. Jesus Cristo, o Filho de Deus, foi gerado pelo Espírito Santo e nascido da Virgem Maria. Ele viveu uma vida sem pecado.


4. O homem foi criado à imagem de Deus, mas o pecado o separou de 

Deus. Todos que atingirem a idade da razão são responsáveis ​​por seus 

atos pecaminosos.


5. Jesus Cristo, ao dar Sua vida na cruz do Calvário, derramando Seu 

sangue precisoso, tornou-se nosso Remidor. Ele foi sepultado e 

ressuscitou ao terceiro dia para nossa justificação.


6. Ambos os salvos e os perdidos serão ressuscitados: os salvos para a vida eterna e os perdidos para a danação eterna.


7. A fé na obra redentora de Cristo no Calvário resulta em 

arrependimento. É o começo, portanto, de uma vida cristã autêntica. Os 

frutos do arrependimento são um coração contrito e humilhado, a oração, a

confissão a Deus na presença do homem, abandono de todos os pecados, e 

um espírito de perdão.




Igreja Apostólica Crista da América em Fairbury, Illinois. Fonte da imagem: http://fairburyacchurch.org/.


8. Uma verdadeira conversão é evidenciada por um renascimento 

espiritual, a restauração da paz entre Deus e o homem, o fruto da ação 

do Espírito e da obediência à Palavra de Deus.


9. Na sequência de um testemunho de fé e de conversão, é realizado um

pacto de fidelidade a Deus. Assim, é feito o batismo de fé (por 

imersão), administrado em nome do Pai, Filho e Espírito Santo.


10. O crente está selado com o Espírito Santo da promessa. Esta é 

reconhecida e simbolizada em uma oração de consagração (o batismo 

seguinte) pela imposição das mãos do presbítero. Como um membro do corpo

de Cristo, o crente experimenta crescimento espiritual e edificação 

dentro da igreja.


11. A Igreja do Novo Testamento aparece em dois aspectos distintos:


<blockquote>A. Uma irmandade de homens e mulheres convertidos 

(conhecidos como Irmãos e Irmãs), com Cristo como Cabeça, funcionando de

acordo com os ensinamentos do Novo Testamento.


B. A Igreja gloriosa, a noiva de Cristo, incluindo todos os santos de

todas as idades, para se manifestar plenamente no retorno de Jesus 

Cristo.

</blockquote>

12. Irmãos que estão sãos na fé, doutrina e exemplo, servem como 

anciães, ministros e professores. Eles são escolhidos a partir da 

congregação para a promoção do Evangelho da graça de Deus para todas as 

pessoas.


13. O pão e o fruto da videira, na Sagrada Comunhão, simbolizam o 

corpo e o sangue de Cristo. É servida a ceia em uma comunhão fechada 

(apenas para os membros da igreja local) após o auto-exame realizado 

pelos membros.


14. O ósculo santo, um beijo da caridade, é praticada entre os irmãos como um símbolo do amor de um pelo outro.


15. Irmãs usam um véu cobrindo a cabeça durante a oração e adoração, 

como um símbolo de sua submissão, de acordo com a ordem da Criação de 

Deus.


16. Os crentes vivem separados, santificados e vidas não estão 

conformados com o mundo. A disciplina de membros que pecaram é 

administrada para seu bem-estar espiritual e para a preservação da 

igreja.


17. As autoridades constituídas são respeitadas e obedecidas. 

Participam do exército com status de não-combatentes. Os juramentos não 

são feitos, mas a verdade é afirmada.


18. O casamento é uma união vitalícia ordenado por Deus, na qual um 

homem e uma mulher, se unem em uma só fé e comunhão ao Senhor pelo Santo

Matrimónio.


19. Embora o dom da vida eterna é uma posse presente de cada crente 

verdadeiro, é possível para um crente, de sua própria vontade, abandonar

sua fé, voltar ao pecado, e, consequentemente, perder a vida eterna com

Cristo.


20. Construída no nome do Senhor Jesus Cristo, a Igreja é um corpo 

intimamente unido de crentes. Cada membro partilha das alegrias e 

tristezas do outro no verdadeiro espírito de fraternidade. A igreja 

pretende crescer no amor de Cristo e da compreensão da Sua Palavra. A 

Igreja estende um gracioso convite a todos para que venham, e adorem em 

espírito e verdade.


Práticas litúrgicas

1. Dos ministros não são exigidos nenhuma formação teológica 

especial, não sendo, portanto, graduados em escolas ou centros de 

treinamento bíblico.


2. Os serviços são dirigidos por um ancião, que não recebe nenhuma compensação financeira por isso.


3. Os sermões não são preparados previamente. Antes dos serviços, o 

ministro ora a Deus solicitando inspiração para exortação do texto 

bíblico a ser ministrado.


4. O canto é congregacional: todos os membros entoam os hinos. Não há apresentações individuais. 


5. Nos templos, a oração é feita de joelho. Simboliza, assim dizem, o curvar do coração ante nosso Poderoso e Majestoso Senhor.


6. As mulheres se cobrem com véus nos cultos de adoração, em conformidade com I Cor. 11.


7. Homens e mulheres sentam-se separadamente nos templos. Assegura, 

segundo eles, maior comodidade aos crentes solteiros e viúvos essa 

distinção por gênero. No entanto, em ocasiões especiais, como funerais e

casamentos, essa regra pode ser relaxada.


8. A primeira oração do serviço de culto é feita pelo ancião; a última é aberta aos membros.


9. São realizados dois cultos aos domingos (manhã e tarde). No intervalo, é oferecido um almoço para todos os participantes.


10. Não existe contribuição financeira obrigatória. Quando há 

necessidade, a mesma é comunicada do púlpito e os membros ofertam, 

voluntariamente, o valor que sentir tocado por Deus em caixas 

localizadas nos corredores da igreja.


11. Praticam o ósculo santo (irmãos com irmãos e irmãs com irmãs) como simbolo do amor fraternal em Cristo Jesus.


12. Recomendam a adoção de vestuário modesto, sem influências da moda sensual e ostensiva contemporânea.


13. Não é recomendado o uso de jóias e maquiagem para as mulheres.


14. Homens devem manter seus cabelos curtos; diferentemente das mulheres, que devem manter seus cabelos longos.


15. Há algumas restrições quanto a dança, música secular, televisão, cinema, teatro, alcool e fumo.


16. Antes do culto propriamente dito, costuma-se ter, na igreja, um 

momento musical, variando de 15 a 30 minutos, dependendo da congregação 

local.


17. Com exceção do ramo Nazareno (vide dissidências abaixo), todas as igrejas não estimulam o uso de barba pelos irmãos.


18. Costuma-se “levar saudação” quando for frequentar outra igreja. Essa saudação pode ser individual ou coletiva.


19. O casamento com membros de outras denominações não é recomendado.


20. Os membros não são encorajados a visitar outras denominações.


Dissidências


Igreja Apostólica Cristã – Nazarenos (Apostolic Christian Church – Nazarean)

Desde sua pioneira organização, é possível identificar quatro 

principais dissidências. A principal delas teve origem na primeira 

década do século XX e, depois de muitas discussões, deu origem a Igreja 

Apostólica Cristã – Nazarenos. 


No centro da disputa estava o costume de usar barba/bigodes. Muitos 

europeus que migraram para os EUA mantinham esse costume – permitido 

pela igreja européia e não estimulado pela igreja americana. 


Um breve parentesis: essa denominação manteve os laços

com as igrejas européias e, por essa razão, há quem diz que a relação 

de dissidência é inversa, isto é, é a ACCA que se separou da ACC-N, 

sendo essa última a igreja-mãe. Todavia, o fato da maioria das igrejas 

manter-se sob a placa ACCA praticamente colocou a ACC-N como dissidente,

e é esse o entedimento do presente texto.


Hoje, a Igreja Apostólica Cristã – Nazarenos possui mais de cinquenta

congregações nos Estados Unidos, e algumas igrejas em Portugal (16) e 

Argentina (14). Financia missionários no Brasil em Guarapuava (PR), 

Macapá (AP), Pombos (PE), Nepomuceno (MG), Castanhal (PA), Santarem 

(PA), Altamira (PA) e Parintins (AM). As Igrejas da Paz brasileiras tem 

origem no trabalho missionário de um ministro desse grupo.



Apresentação do Coral. Igreja Apostólica Cristã – Nazarenos de Woodcliff Lake, New Jersey. Fonte da imagem: www.wclacc.org


Comparada com o maior ramo da Apostolic Christian Church (a Apostolic

Christian Church of America), a Apostolic Christian Church – Nazarean 

possui maior liberalidade nos costumes. Principalmente nas igrejas do 

oeste americano, não é tão incomum uma irmã frequentar a praia ou usar 

calças, por exemplo. Práticas evangélicas comuns a outras denominações 

também passaram a ser adotadas, como formação teológica dos líderes, 

preparação de sermões e uso facultativo do véu. Em todo caso, a ACC-N 

possui um governo mais congregacionalista, o que permite diferenças 

entre as várias congregações do grupo. Portanto, não há uniformidade 

nesses costumes, possuindo as congregações locais relativa liberdade 

para deliberarem sobre esses assuntos. 


Curiosamente, a denominação não faz tanta questão assim de se 

diferenciar nominalmente da Igreja Apostólica Cristã (vide foto da 

Igreja Cristã Apostólica de Seville, Ohio, em que exclui o Nazareno de 

sua identificação). 



Fonte da imagem: http://www.medinaacc.org/


Igreja Apostólica Cristã Alemã (The German Apostolic Christian Church)


Em 1932, anciães da igreja na Europa escreveram para a igreja 

americana listando práticas e tradições a serem seguidas pelas igrejas. 

Apenas uma pequena fração da igreja resolveu acatar o teor das cartas 

enviadas. 


Dessa forma, cerca de oito a dez igrejas no meio oeste americano se 

organizaram na Igreja Apostólica Cristã Alemã. Conservaram, inclusive, a

língua alemã. Para muitos historiadores, a língua estava no cerne da 

questão (Melton, J. Gordon. The Encyclopedia of American Religions: Vol 

1). 

Martin Steidinger, um dos anciães que liderou o movimento, dizia que a

perda da lingua alemã levaria a perda da caridade e ao retorno as 

práticas mundanas. As primeiras igrejas a firmarem o movimento estavam 

localizadas em Sabetha, Kansas; Silverton e Portland, Oregon; e várias 

cidades de Illinois. 


Atualmente, a denominação tem passado por um estado variando da 

estagnação a retração. Exemplo disso é a venda de um de seus templos, 

localizado em Peoria (Illinois), uma espaçosa e bela construção. Nessa 

mesma cidade ainda se encontra templos da ACC-N e da ACCA, demonstrando o

impacto fragmentador que a divisão teve no seio da igreja nos Estados 

Unidos.


Caracterizam-se pelo rigor ascético, sendo muito conservadores tanto 

no estilo de vida quanto na forma de culto. Continuam a falar em alemão e

as mulheres somente usam o cabelo em coque ou partido ao meio. 

Estima-se que hajam em torno de trezentos membros em todos os Estados 

Unidos, hoje.


A igreja mãe, para diferenciar da dissidente, se distinguiu pelo qualificativo “of America”, presente em seu nome até hoje.


Igreja Cristã Nazarena, ou Congregação Cristã Nazarena (Nazarene Christian Congregation ou Nazarene Christian Church)


 

Nazarene Christian Congregation em Akron, Ohio. Fonte da imagem: Google Street View


É uma denominação de origem eslava, mais apropriadamente iugoslava. 

Fortemente perseguidos pelo governo comunista do Marechal Tito, muitos 

migraram para os Estados Unidos. Nos Estados Unidos existem poucas 

igrejas. A maior parte delas se concentram, ainda hoje, no que era a 

antiga Iugoslávia. Para maiores informações, consulte essa dissertação 

de mestrado: http://www.c3.hu/~bocs/teza.htm.


Igreja Cristã Apostólica (Christian Apostolic Church)

Formada em 1955, é uma dissidente da Igreja Apostólica Cristã Alemã. 

Não deve ser confundida com uma denominação homônima, pentecostal e 

unicista. Atualmente, apenas três igrejas compõem essa denominação. 

Possuem ensinamentos rígidos sobre divórcio, controle de natalidade e 

ensino superior.


Finalizando…

Como se pode ver, as semelhanças entre a Apostolic Christian Church e

a Congregação Cristã são muitas. O fato de ambas situarem-se a parte da

comunidade evangélica em geral trouxe, para as mesmas, rótulos de exclusivismo e sectarismo.

No entanto, o credo doutrinário tanto de uma quanto de outra se 

harmoniza com o que costumeiramente se atribui a ortodoxia cristã.


Para melhor entender a igreja norte-americana, uma sugestão é acessar o site oficial da igreja (www.apostolicchristian.org), para a igreja principal, ou www.apostolicchristianfoundation.org, para a ramificação nazarena. Para aqueles que não se satisfazerem com as informações oficiais, uma dica é visitar o forum http://apostolicchristiandiscussion.yuku.com/forums.

Lá, vários membros da igreja esclarecem sobre o funcionamento e 

práticas da igreja. Um site ligado ao movimento anabatista (Bible Views)

oferece também informações sobre a ACC e pode ser conferido no link http://www.bibleviews.com/AC.html . Para quem gosta de fotos de igrejas, é só acessar esse álbum do Flick: http://www.flickr.com/groups/apostolicchristianchurches/ . Para informações gerais, consulte a página referente a igreja na wikipedia.

Gostohttp://atos.wordpress.com/2011/03/12/igreja-apostlica-crist-da-amrica/#commentsOne

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